Artrite Psoriásica: o que é, sintomas, diagnóstico, tratamentos e causas

Artrite psoriásica é uma doença que afeta pessoas que sofrem de psoríase (lesões na pele), levando ao comprometimento de articulações e de outras partes do corpo, como tendões, ligamentos e a coluna vertebral. O tratamento é individualizado e pode envolver o uso de anti-inflamatórios, drogas remissivas, reabilitação, fisioterapia e entre outros procedimentos.

O que é a Artrite Psoriásica?

Em um primeiro momento, pensar em Artrite Psoriásica pode ser bastante confuso, afinal, não são duas doenças diferentes (artrite e psoríase)? Então porque elas estão juntas? Vamos entender.

Quando dividimos o nome “artrite psoriásica”, nós obtemos:

  • ARTRITE: doença inflamatória das articulações – dor, vermelhidão, calor, inchaço, sensação de rigidez matinal e diminuição da movimentação.
  • PSORÍASE: doença que pode acometer a pele de todo o corpo, mas principalmente dos joelhos, cotovelos, e menos frequentemente o couro cabeludo, por trás das orelhas, umbigo, dobras de pele e palma das mãos.

Então, dentro de uma mesma doença, temos dores nas juntas com inflamação e lesão de pele. E como o próprio nome sugere, a artrite psoriásica é uma doença que engloba tanto manifestações cutâneas causadas pela doença psoríase (como vermelhidão, coceira, descamação) quanto nas articulações, desencadeadas pela artrite (dores e inflamação nas juntas).

Estima-se que até 40% das pessoas com psoríase podem ter também os sintomas da artrite. E na grande maioria das pessoas, as lesões na pele surgem antes dos problemas articulares.

Essa doença possui semelhanças com a artrite reumatoide, porém, os anticorpos característicos desse tipo de artrite não são produzidos na Artrite Psoriásica.

A Artrite Psoriásica pode manifestar-se de cinco formas:

  1. Forma OLIGOARTICULAR: a dor e inflamação ocorre em poucas juntas (menos que cinco articulações), principalmente as grandes, como os joelhos, tornozelos e cotovelos, mas também pode acometer pequenas juntas como as das mãos e pés, e ainda pode causar alterações nas unhas.
  2. Forma POLIARTICULAR: é a que mais parece com a artrite reumatoide, pois acomete cinco ou mais articulações ao mesmo tempo.
  3. Acometimento DE INTERFALANGEANAS DISTAIS DAS MÃOS: é o acometimento da última junta do dedo da mão (aquela mais próxima da unha), e na maioria das vezes a unha está acometida também, apresentando manchas de cor marrom, descolamento, destruição, depressões em forma de pontinhos “cabeça de alfinete”.
  4. Forma MUTILANTE: tipo muito agressivo que causa destruição das juntas das mãos e pés, causando deformidades.
  5. Forma AXIAL: tipo que acomete predominantemente a coluna vertebral, e com o tempo causa deformidades e limitações aos movimentos.

Além desses tipos de acometimento da Artrite Psoriásica, ela ainda pode manifestar no paciente outros sintomas característicos como a ENTESITE e a DACTILITE.

  • DACTILITE: quando a doença atinge as estruturas que estão próximas da articulação, além da própria articulação, que geralmente também está acometida. Isso gera um aspecto de inchaço em todo o dedo, que fica parecido com a forma de uma ”salsicha”.
  • ENTESITE: é a inflamação da entese. Mas o que é uma entese? A entese é a parte do tendão que se liga nos ossos, pode gerar dor em muitos lugares no corpo, como calcanhares, coluna, cotovelo, joelho, ombros, quadris entre outros.

Geralmente, as doenças e outros tipos de complicações que acometem a pele, incluindo a artrite psoriásica, além de impactarem no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas, também podem atingir a vida social, relacionamentos e a entrada no mercado de trabalho. Por isso, buscar o tratamento o quanto antes é primordial.

Os fatores que aumentam as chances de um paciente com psoríase desenvolver a artrite, incluem uma manifestação cutânea mais extensa, lesões nas unhas, presença do gene HLA-B27 e histórico familiar com presença de artrite psoriásica.

O que causa a Artrite Psoriásica?

A causa dessa doença ainda é desconhecida. No entanto, aparece com frequência relações do desenvolvimento da doença com traumas, estresse crônico e infecção por vírus ou bactérias, que levam a alterações imunológicas no organismo.

Sintomas da Artrite Psoriásica

Os sinais da doença dependem do estágio em que ela está e quais membros ela está afetando. Os sintomas mais frequentes são:

  • Dor contínua nas juntas, com agravamento nos períodos noturnos;
  • Rigidez e dor na coluna;
  • Dor nas pontas dos dedos das mãos e dos pés (próximo as unhas);

Quando a inflamação não é diagnosticada e tratada adequadamente, ela torna-se crônica, levando a deformidades das articulações e a incapacidade funcional.

Diagnóstico

O diagnóstico da artrite psoriásica é feito dentro do consultório, baseando-se nos sintomas do paciente e no exame físico reumatológico – pois não há um exame específico para confirmar a doença.

Como é o tratamento?

O tratamento da artrite psoriásica dependerá do tipo e da gravidade da doença, das manifestações na pele e nas articulações e das outras doenças associadas que o paciente pode ter.

Normalmente, são usados anti-inflamatórios para aliviar os sintomas articulares, antirreumáticos, imunossupressores, agentes biológicos e por vezes, infiltração intra-articular e/ou periarticular para um alívio rápido da dor de alguma junta. Em alguns casos, também pode ser necessário fisioterapia e a terapia ocupacional para impedir a evolução da doença.

O médico reumatologista avalia também as alterações que podem estar associadas como obesidade, hipertensão, gordura no fígado, aumento do ácido úrico, diabetes, entre outras, pois o tratamento destas, impactam no presente e futuro da artrite psoriásica e também na qualidade de vida do paciente.

Intervenções cirúrgicas corretivas podem ser realizadas quando as deformidades são graves.

Buscando Ajuda Médica

Ao perceber um ou mais sintomas da Artrite Psoriásica, marque uma consulta com o médico reumatologista que analisará o seu caso para chegar ao melhor diagnóstico e dar início ao tratamento precoce, pois os melhores resultados são obtidos com um tratamento correto e no momento certo.

Referências

Cartilha – Artrite Psoriásica. Sociedade Brasileira de Reumatologia.
Artrite Psoriásica
Artrite psoriática – Distúrbios dos tecidos conjuntivo e musculoesquelético – Manuais MSD edição para profissionais