Osteoartrite (OA) é o tipo mais comum de artrite, é uma doença lenta, progressiva, que acomete toda a articulação, causando lesão no osso, cartilagem, ligamentos e meniscos, por um processo inflamatório e mecânico. Nos casos avançados causa destruição articular, por vezes com necessidade de cirurgia (artroplastia: substituição da articulação por uma prótese). Acomete homens e mulheres, geralmente com idade mais avançada. Algumas articulações são mais frequentemente acometidas: coluna (“bico de papagaio”), joelhos, mãos, quadris… Saiba mais.
O que é a Osteoartrite?
A Osteoartrite, chamada antigamente de artrose, é uma doença articular progressiva, bastante frequente, representando cerca de 40% das consultas na área da reumatologia. Apesar de afetar tanto mulheres quanto homens, a doença tem uma preferência pela população feminina.
Sua incidência aumenta com o passar dos anos, com poucas chances de se manifestar antes dos 40 e mais frequente após os 60 anos. 85% dos idosos acima de 75 anos possuem evidência (clínica ou radiológica) da doença, mas apenas aproximadamente metade deles queixam-se de dor crônica.
Mas o que é a osteoartrite em si? A Osteoartrite é um distúrbio articular caracterizado pela “quebra/desgaste” da cartilagem, uma espécie de almofada localizada entre os ossos para facilitar a movimentação e diminuir o atrito entre eles.
Com o desgaste da cartilagem esse atrito entre os ossos aumenta, causando os sintomas de dor, inchaço, dificuldade para movimentar a articulação afetada e sensação de “rangido” ósseo (como se o osso estivesse tocando no outro osso durante a movimentação).
Geralmente, a osteoartrite desenvolve-se de forma lenta e vai piorando com o tempo. O problema tende a atingir as articulações mais usadas, como as mãos e a coluna vertebral, e as articulações que suportam o peso corporal, como os quadris e joelhos.
Com o tempo e sem o tratamento adequado, os pacientes com osteoartrite têm maiores chances (cerca de 20%) de sofrerem fraturas do que aqueles sem a doença.
Qual a causa da Osteoartrite?
A osteoartrite pode ser classificada em dois tipos:
- Primária;
- Secundária.
Na forma primária, a causa da doença é desconhecida. Aqui, ela pode afetar apenas uma articulação, assim como várias ao mesmo tempo.
Na forma secundária, a causa da doença é conhecida. Nesta, os problemas que levam ao seu desenvolvimento podem ser vários, indo desde defeitos nas articulações (como desvios em joelhos ou diferença no comprimento dos membros inferiores), até alterações metabólicas.
A osteoartrite secundária também pode ser consequência de traumas, doenças reumatológicas (exemplo: gota, artrite reumatoide), doenças congênitas do esqueleto, problemas que levaram ao comprometimento de nervos e entre outras. A hereditariedade também entra na lista, apesar de não ser um papel decisivo na manifestação da doença.
Além dessas possíveis causas, existem outros fatores de risco para o desenvolvimento da osteoartrite:
- Obesidade e sedentarismo;
- Trabalho que necessita do uso excessivo ou de esforço repetitivo de uma ou várias articulações;
- Corredores e praticantes de outras atividades de alto impacto.
Sintomas da Osteoartrite
Como a osteoartrite é uma doença lenta e progressiva, no início os paciente podem não ter nenhum sintoma, e quando algum sintoma surgir o quadro já pode ser bastante avançado.
Quando há presença de sintomas, normalmente são:
- Dor nas articulações, que podem melhorar um pouco com a movimentação, mas logo em seguida começa a piorar novamente;
- Rigidez e dificuldade para movimentar a articulação (exemplo: dobrar os joelhos, fechar os dedos das mãos, sentar e levantar);
- Perda de flexibilidade;
- Aumento dos ossos e deformidades;
- Rangido ou estalo ao mover a articulação.
Diagnóstico
Para chegar ao diagnóstico, o médico vai usar o histórico médico, o exame físico e exames laboratoriais.
Além disso, os raios-x também são grandes aliados na procura pela doença, pois ajudam a mostrar os danos nas articulações.
Como é o tratamento?
Não há cura para a osteoartrite, porém há muitos medicamentos, métodos não medicamentosos e dispositivos auxiliares para ajudar a aliviar a dor e evitar a evolução da doença. Em último caso, a cirurgia pode ser necessária para substituir a articulação comprometida por uma de metal.
O tratamento medicamentoso aliado a terapia de reabilitação, favorece a recuperação ou adaptação dos movimentos perdidos, buscando sempre a melhoria na qualidade de vida.
Buscando Ajuda Médica
Caso acredite que tenha osteoartrite, procure um médico reumatologista, para que ele possa te dar o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais adequado.
Referências
https://www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Diseases-Conditions/Osteoarthritis
https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-%C3%B3sseos,-articulares-e-musculares/dist%C3%BArbios-articulares/osteoartrite-oa
https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/