Artrite Reativa: o que é, sintomas, diagnóstico, tratamentos e causas

Artrite Reativa é um tipo de artrite dolorosa que causa inflamação nas articulações (juntas) e normalmente está relacionada a uma infecção bacteriana recente. Seu tratamento consiste na investigação de infecção recente ou ativa, uso de analgésicos para aliviar a dor e medicamentos antirreumáticos para controlar a doença. Confira mais sobre ela a seguir.

O que é Artrite Reativa?

Anteriormente chamada de Síndrome de Reiter, hoje a Artrite Reativa pertence à família das espondiloartrites, e causam inflamação das articulações, tendões, olhos, trato digestivo e urogenital.

A diferença dessa artrite para outros tipos, está na sua relação direta com uma infecção por certas bactérias, que geralmente acometem o trato digestivo ou urogenital. No trato digestivo muitas vezes se expressa semelhante a uma intoxicação alimentar (diarreia), e se relacionada ao trato genitourinário se expressa como uma infecção urinária, ou corrimento. E ainda existe paciente que tem a infecção sem sentir nenhum sintoma.

Na maioria dos casos, essa doença não causa complicações graves, desaparecendo em alguns meses, entretanto, o diagnóstico e tratamento adequado são necessários para evitar que a doença, quando ativa, cause danos importantes à saúde do paciente.

O que causa a Artrite Reativa?

A Artrite Reativa geralmente ocorre no indivíduo que possui predisposição genética, alguns deles com HLA-B27 positivo, porém isso não é regra.

Quando esses indivíduos sofrem um processo infeccioso, urogenital, gastrointestinal ou mais raramente outros tipos de infecção, o organismo cria imunidade para combater essa infecção, porém essa imunidade acaba combatendo não só a bactéria que causou a infecção, mas também as articulações do paciente, causando dor, rigidez, vermelhidão e limitação de movimento.

Muitas vezes quando o paciente procura ajuda médica, ele nem tem mais o processo infeccioso ativo, porém a imunidade mantém o ataque contra as articulações causando o quadro de artrite.

Existem duas formas de Artrite Reativa:

  • Causada em pessoas que têm ou tiveram uma DST (doença sexualmente transmissível), causada pela Chlamydia.
  • Causada em pessoas após uma infecção intestinal, como intoxicação alimentar por salmonella, shigella, Yersinia, Clostridium ou outra bactéria.

A maioria das pessoas que passam por uma infecção desse tipo não desenvolvem a Artrite Reativa. Indivíduos que possuem o gene HLA-B27 parecem ter mais probabilidade de desenvolver a Artrite Reativa do que aqueles que não tem.

Sintomas da Artrite Reativa

Os primeiros sinais de Artrite Reativa normalmente ocorrem dentro de uma a três semanas após uma infecção urogenital ou gastrointestinal, ou seja, primeiramente precisa ocorrer a manifestação da infecção, para depois aparecer os sintomas de artrite.

Geralmente, a artrite manifesta-se com:

  • Dores nas articulações;
  • Inchaço e sensibilidade nas grandes articulações (por ex.: joelhos, tornozelos, quadril);
  • Inflamação nos tendões ou ligamentos próximos às articulações.
  • Conjuntivite com eritema (vermelhidão nos olhos);
  • Ardência e lacrimejo nos olhos.

Outros sintomas pouco comuns que podem aparecer são eczemas descamativos da pele (principalmente nas mãos e nos pés), lesões nas unhas, diarreia, febre, perda de peso e aftas na boca.

Diagnóstico

Não existe um teste específico para determinar a presença de Artrite Reativa. Então, além da análise clínica, o médico reumatologista pode solicitar exames de sangue e urina, esfregaços genitais, ultrassom e raio-x para verificar a existência de uma infecção e descartar outros possíveis problemas.

O profissional também levará em consideração para o diagnóstico, a presença de outras formas de espondiloartropatia.

Como é o tratamento?

O tratamento para a artrite reativa dependerá do estágio em que a doença se encontra. No estágio inicial, o tratamento envolve o uso de anti-inflamatórios não esteróides para diminuir o inchaço e a dor, podendo ainda ser necessário o uso de antibióticos.

Já em uma fase mais tardia, a Artrite Reativa é considerada crônica. Nestes casos, o tratamento pode exigir o uso de medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARD), infiltração com corticosteróides e agentes biológicos.

Buscando Ajuda Médica

Se você tiver um ou mais sintomas de Artrite Reativa, principalmente se teve uma DTS ou uma intoxicação alimentar recentemente (mesmo que não tenha ido ao médico para diagnosticar o problema, mas tenha tido sintomas de infecção – como diarreia ou dor ao urinar), marque uma consulta com o médico reumatologista.

Referências

Artrite reativa – Distúrbios dos tecidos conjuntivo e musculoesquelético – Manuais MSD edição para profissionais
Reactive Arthritis
Reactive Arthritis