Vasculites: o que é, sintomas, diagnóstico, tratamentos e causas

Vasculites são doenças que causam inflamação dos vasos sanguíneos, resultando no estreitamento de veias e artérias. Como consequência, o quadro pode comprometer o fluxo de sangue para vários órgãos. Saiba mais.

O que é Vasculite?

Vasculite é o nome que designa um grupo de doenças diferentes, mas que têm em comum a inflamação da parede dos vasos sanguíneos, incluindo veias (pequenas, médias e grandes) e artérias.

Por conta da inflamação, as paredes dos vasos sanguíneos ficam mais grossas e atraem células do sistema imunológico que se acumulam no interior dos vasos. Esse evento pode levar ao estreitamento da veia ou da artéria, dificultando a passagem de sangue ou o impedindo completamente e ainda, essa inflamação na parede do vaso, pode deixar ela enfraquecida, favorecendo a ruptura e assim causar sangramentos.

Como os órgãos e outros tecidos do corpo são supridos com sangue através dos vasos, a vasculite pode causar lesões em qualquer sistema.

Tipos de Vasculites

As vasculites podem ser classificadas de várias formas, uma delas, a mais usada é pelo tamanho do vaso acometido:

  • Vasculite de pequenos vasos;
  • Vasculites de médios vasos;
  • Vasculite de grandes vasos.

As vasculites ainda podem ser divididas em:

  • Primárias;
  • Secundárias.

Nas formas primárias: esse tipo de vasculite é rara, e suas causas são desconhecidas. Ela pode acometer apenas um órgão ou tecido, ou ocorrer simultaneamente em vários órgãos ou sistemas.

As vasculites secundárias: estão associadas a uma doença de base, que pode inflamar os vasos. Normalmente, elas ocorrem por infecções (vírus ou bactérias), reações alérgicas a determinados medicamentos, câncer (principalmente leucemia e linfomas) e doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide.

O que causa a Vasculite?

A maioria dos tipos de vasculites ainda possuem causas pouco conhecidas. No entanto, fatores genéticos parecem ser fundamentais para o desenvolvimento da doença.

Por ser de origem autoimune, o organismo (neste caso, os vasos sanguíneos) são atacados pelo próprio sistema imunológico, que confunde o tecido saudável com agentes invasores, causando um processo inflamatório na parede vascular.

Sintomas da Vasculite

Os sinais e sintomas que indicam a presença da doença variam de acordo com os vasos sanguíneos comprometidos e os órgãos afetados.

No início, é comum surgir sintomas gerais como febre, cansaço, mal-estar, fadiga, perda de peso. Com o avanço da doença, podem ocorrer:

  • Cefaleia, perda da visão, AVC;
  • Dor, formigamento ou dormência nas mãos e/ou pés;
  • Feridas em qualquer lugar do corpo, necrose/gangrena dos dedos;
  • Manchas vermelhas/acastanhadas pela pele;
  • Trombose de veias ou artérias;
  • Otite, sinusite crônica;
  • Nódulos nos pulmões, hemorragia (sangramento) pulmonar;
  • Dores articulares;
  • Dor abdominal;
  • Insuficiência renal;

Diagnóstico

Chegar ao diagnóstico de vasculite não é fácil, pois os sintomas geralmente não são específicos.

A doença pode seguir um curso lento e progressivo ou ser muito agressiva desde a apresentação inicial.

O médico suspeita de vasculite quando um paciente apresenta sintomas comuns da doença, resultados anormais de exame físico e laboratório.

A Angiografia (por tomografia ou ressonância) pode ser solicitada para detectar anormalidades nos vasos sanguíneos, ajudando a identificar alguns tipos de vasculites. A biópsia também pode ser necessária.

Tratamento das Vasculites

O principal objetivo do tratamento da vasculite é a diminuição da inflamação nos vasos sanguíneos, evitando mais complicações.

O tratamento pode variar de acordo com o tipo de vasculite e da gravidade da doença.

Às vezes, o problema desaparece espontaneamente pela enfermidade não ser grave. Em outras, quando a causa é identificada, basta tratar a patologia subjacente para controlar a inflamação.

Já nos casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos imunossupressores e citotóxicos, na busca pelo controle da doença e estabilização do quadro.

Atenção, pois vasculite, na maioria das vezes é um quadro grave e ameaçador à vida, por isso diante de qualquer suspeita, uma investigação completa deve ser realizada, buscando o diagnóstico precoce.

Buscando Ajuda Médica

Quanto mais cedo uma vasculite for descoberta, mais chances do tratamento ser bem-sucedido. Portanto, se notar um sinal de inflamação recorrente procure um médico reumatologista para que ele possa analisar seu caso.

Referências

https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/vasculites/
https://www.rheumatology.org/I-Am-A/Patient-Caregiver/Diseases-Conditions/Vasculitis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *